“HISTÓRIA – PROJETO
KAYAPÓ”
Etnobiologia – Etnociência
- Etnoecologia
ALDEIA KAYAPÓ
Cacique Raoni (Raoni Metuktire)- Kayapó -82 anos
Conhecido mundialmente por sua luta em defesa da Amazônia, Raoni defende comunidades que podem ser prejudicadas pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte.
Título Cidadão Honorário de Paris - Cacique Raoni
Produção Farinha Mandioca - Kayapó
Darrell Addison Posey (14/03/1947 a 06/03/2001)
Foi
um americano antropólogo e biólogo que dinamizou o estudo
do conhecimento tradicional das populações indígenas e populares no
Brasil e em outros países.
Ele
inovou sua abordagem de etnobiologia e pesquisa combinada com
respeito por outras culturas, especialmente de propriedade intelectual dos
indígenas e seus direitos.
Um
obituário descreveu-o como um "antropólogo que desistiu do desapego acadêmico para
lutar pelos direitos dos povos indígenas".
Ele
nunca se casou e foi socorrido por seus pais e irmão.
Ele
morreu de um tumor cerebral, aos 53 anos de idade, em Oxford, Inglaterra,
onde fez sua casa depois de 1992.
Início
da Vida
Darrell
A. Posey nasceu em 14 de março de 1947, filho de Henry e Pearl Posey, na zona
rural de Henderson, Kentucky.
Desde
tenra idade, ele era um membro da Igreja Anglicana.
Educado
em Henderson County High School, ele tinha um professor de biologia, Mr.
Ned Barra, que encorajou seu interesse em insetos.
Os
Estudos Universitários
Em
1970, Posey formou-se como Bacharel em Entomologia,
pela Universidade do Estado de Louisiana, Baton Rouge, Louisiana.
Ele
obteve um mestrado em Antropologia, em 1974, também na Universidade do
Estado de Louisiana, com a tese A Liquidação Fifth Ward: A Racial Grupo
Marginal Tri.
Ele
obteve um Ph.D. em Antropologia, em 1979, na Universidade de Georgia, Athens,
Georgia, com a tese Ethnoentomology do Gorotire Kayapó do Brasil Central.
A
Interrupção de Posey de entomologia para a antropologia foi devido à sua
amizade com o professor de antropologia William G. Haag na Louisiana
State University.
Isto
é explicado em um memorial por Posey.
Mesmo
depois de sua mudança para a antropologia, Posey não cortou seus laços com a entomologia.
Na
Universidade da Geórgia, ele era um colaborador próximo do professor de
entomologia Murray S. Blum.
Anos
depois, ele continuou a pesquisar a etnobiologia de insetos, um campo que
denominou " ethnoentomology "em sua tese de doutorado 1979.
Estudos
Kayapó
Chegando ao Brasil em 1976, Posey fez
amizades duradouras com os pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi,
em Belém, e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus.
Depois
de seus estudos de pós-graduação, Posey voltou ao Brasil em 1982, como
professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão,
em São Luís, em seguida o reorganizou sob a presidência
do geneticista Dr. Warwick E. Kerr.
Ele montou um projeto de pesquisa
interdisciplinar etnobiológico, chamado Projeto Kayapó, que acabaria por envolver mais de
30 especialistas em áreas como agronomia, botânica, entomologia, genética de plantas, astronomia, ciências
do solo, geografia humana, antropologia e lingüística.
Para documentar o amplo conhecimento
biológico tradicional dos índios Kayapó, Posey e colaboradores passou meses no
campo com especialistas Kayapó, como chefes de UTE, Toto-i, Kanhunk e
Paiakan.
Pajés Beptopup e Kwyre-ka também
ofereceram sua experiência.
Muitas conferências com participantes
do projeto científico e indígenas serviu para divulgar os resultados do
projeto, especialmente em conclaves científicos brasileiros.
O
Projeto Kayapó continuou quando Posey foi realocado em 1986 para o Museu Goeldi,
em Belém, Brasil, a convite do diretor do museu Dr. Guilherme M. de La Penha.
Em
1988, ele organizou o Primeiro Congresso Internacional de Etnobiologia, em Belém,
durante o qual o Projeto Kayapó e os seus resultados foram destacados.
Pesquisa
Etnobiológica
Embora
o termo "etnobiologia" tinha
sido usado no passado para uma idéia diferente, Posey adotou este para seu
estudo do conhecimento indígena e popular sobre plantas, animais e
ecossistemas.
Para
designar outras áreas do conhecimento indígena e popular, o termo " etnociência "pode ser usado de
uma maneira análoga.
No
passado, a antropologia tinha sido casada com biologia na união
profana de determinismo biológico, em que homem é tratado
totalmente sem cultura ou a capacidade de aprender.
Posey
repudiava este ponto de vista e se atreveu a ver as sociedades indígenas e
populares, como os herdeiros de um vasto corpus de conhecimento útil para a
utilização e gestão sustentável dos recursos naturais.
Como
pode ser visto em sua revisão de best-sellers do diamante Armas, Germes
e Aço: Os Destinos das Sociedades Humanas, em 1999, Posey teria colocado o determinismo
biológico para descansar.
Afinal
de contas, onde se pode encontrar grupos humanos sem cultura?
Conceito de
Posey
Para
etnobiologia e para ser científico, hipóteses testáveis são geradas a partir de informações oferecidas pelos informantes indígenas e populares.
O
filtro emic-etic
tem que ser respeitado, e uma decodificação dos conhecimentos
tradicionais é necessário para colmatar as duas culturas.
Métodos de
Pesquisa de Campo
Observação
participante no campo com as comunidades indígenas e tradicionais sempre
foi parte do plano de trabalho de Posey.
Entrevistas
com informantes foram sempre desestruturadas e conduzidas de acordo com os
métodos generativos, especificamente projetados para não se extrair informações
oferecidas em apoio a preconceitos percebidos dos pesquisadores.
Exemplos de
Trabalho de Posey
Será
que os índios Kayapós irão gerar os seus recursos naturais?
Será
que eles vão plantar ilhas de floresta em savana?
Será
que eles reconhecem zonas ecológicas e sabem quais os recursos podem ser
encontrados em cada um?
É
sua agricultura sustentável?
Sua
caça?
E
sobre seus medicamentos? Será que eles sabem que constituem uma ciência?
Ativismo
Em
seu ativismo, Posey em incorridas oposições não só de quem iria explorar os
recursos naturais pertencentes aos índios, mas também de cientistas e
acadêmicos que estavam insensíveis em desprezo pela propriedade
intelectual indígena de direito.
Uma
revista semanal brasileira, a Veja, a que se refere a ele como um
"gigolô dos índios" por sua defesa dos direitos humanos e civis
índios.
Terras Indígenas
O apoio da Posey para os
povos indígenas o colocou em conflito com o governo brasileiro em 1987,
quando Paiakan e Kube-l, dois jovens líderes Kayapó o acompanharam em Washington, DC, e queixaram-se do
Banco Mundial e funcionários de uma barragem hidrelétrica planejada, que
iria inundar as terras indígenas do Rio Xingú.
A
ameaça de processo criminal do governo federal contra Posey e os chefes kayapó,
por interferir na política externa brasileira, provocou um clamor público,
tanto no Brasil quanto no exterior.
Em
fevereiro de 1989, Darrell ajudou a organizar o "I Encontro dos Povos
Indígenas do Xingu", a primeira reunião conjunta das tribos amazônicas
para protestar contra a destruição da floresta, em Altamira, Pará.
Este
evento foi focado em instalações de represas hidrelétricas no rio Xingu e que seriam
esses projetos ecologicamente desastrosos para a região, e que pelo menos
fossem reformulados.
Em
2008, no entanto, esses projetos de uma vez descartados estão novamente sendo
proposto pelo governo brasileiro, com a embalagem um pouco diferente.
Em
1992, Posey foi o principal organizador do Terra, um evento paralelo à Organização das Nações
Unidas " Rio de Janeiro Conferência sobre o Meio Ambiente (Rio
Cúpula da Terra), voltado para a valorização do conhecimento e dos direitos
indígenas.
O
Parlamento Terra era um conjunto de 15 líderes dos grupos indígenas e das
minorias, realizadas durante a Cúpula da Terra de 1992.
A
Conservação da Biodiversidade
Para
Posey, o conhecimento indígena era a chave para o uso sustentável dos recursos
bióticos naturais. Principal.
Direitos de
Propriedade Intelectual Indígena
Como
direitos coletivos à terra, índios e outras sociedades tradicionais têm
direitos coletivos de propriedade intelectual (DPI) para o seu conhecimento.
Posey
defendeu a causa dos direitos de propriedade intelectual indígena e populares
durante a última década de sua vida.
Bioética da
Etnobiologia
A
sociedade ocidental se apropriou do conhecimento indígena e tradicional, sem recompensação
ou mesmo reconhecimento.
Posey
questionou se a investigação científica, até mesmo do tipo mais desinteressado,
pode não levar à violação dos direitos de propriedade intelectual indígenas ou
bio-pirataria.
Declaração
de Belém
Durante
a 19-24 julho de 1988 Congresso Internacional de Etnobiologia, organizado
por Posey em Belém, o seguinte documento foi aprovado.
"Declaração
de Belém"
Principais
antropólogos, biólogos, químicos, sociólogos e representantes de diversas
populações indígenas se reuniram em discutir preocupações comuns no Primeiro
Congresso Internacional de Etnobiologia e fundar a Sociedade Internacional de
etnobiologia.
As
principais preocupações expressas pelos contribuintes da conferência foram o
estudo das formas que as populações indígenas e rurais percebiam exclusivamente
em utilizar e gerir os seus recursos naturais e do desenvolvimento de programas
que garantam a preservação da diversidade biológica e cultural vital.
Esta
declaração foi articulada.
Como
Ethnobiologists, estamos alarmados que:
As
florestas tropicais e outros ecossistemas frágeis estão desaparecendo;
Muitas
espécies, tanto vegetal como animal, estão ameaçadas de extinção;
As
culturas indígenas ao redor do mundo estão sendo interrompidos e destruídos.
Que
as condições econômicas, agrícolas e de saúde das pessoas são dependentes
desses recursos;
Que
as pessoas nativas têm sido mordomos de 95% dos recursos genéticos do mundo.
E
que existe um vínculo indissolúvel entre a diversidade cultural e biológica.
Nós,
membros da Sociedade Internacional de Etnobiologia recomendamos vivamente AÇÕES
NO SEGUINTE:
A
partir de agora, uma proporção substancial da ajuda ao desenvolvimento deve ser
coberto para os esforços destinados a um inventário etnobiological, conservação
e programas de gestão;
Sejam
estabelecidos mecanismos pelos quais os especialistas indígenas são
reconhecidos como autoridades competentes, e sejam consultados em todos os
programas que lhes diga respeito, aos seus recursos, e seus ambientes;
Todos
os outros direitos humanos inalienáveis devem
ser reconhecidos e garantidos, incluindo a
identidade cultural e linguística;
Os
procedimentos devem ser desenvolvidos para compensar os povos nativos para a
utilização de seus conhecimentos e seus recursos biológicos;
Os
programas educacionais devem ser implementados para alertar a comunidade global
para o valor do conhecimento etnobiológico para o bem-estar humano;
Todos
os programas médicos incluam o reconhecimento e respeito dos curandeiros
tradicionais e da incorporação de práticas de saúde tradicionais que melhoram o
estado de saúde dessas populações;
Ethnobiologistas
disponibilizem os resultados de suas pesquisas para os povos indígenas com os
quais eles têm trabalhado, especialmente incluindo a difusão na língua nativa;
A
troca de informações deve ser promovida entre os povos indígenas e rurais em
relação a conservação, gestão e utilização sustentável dos recursos ".
Belém,
Brasil, julho 1988
Legado
Posey
era um pesquisador pleno ("Pesquisador Titular") para o Conselho
Nacional de Ciência e Tecnologia no Museu Goeldi, Belém,
Brasil.
Foi
Diretor do Programa de Direitos de Recursos Tradicionais do Centro de Oxford
para o Meio Ambiente, Ética e Sociedade e um companheiro de Linacre na faculdade,
na Universidade de Oxford.
Ele
foi presidente fundador da Sociedade Internacional de Etnobiologia e
foi presidente da Coalizão Global para a Diversidade Bio-Cultural, sob
cujos auspícios fundou o Grupo de Trabalho sobre Direitos de Recursos
Tradicionais, que coordenou.
Ele
foi o primeiro a receber o Sierra Club’s Chico Mendes Award para
Outstanding bravura em Defesa do Meio Ambiente ", e em 1993 ele recebeu
o United Nations Global 500 Award para "Outstanding
Achievement em serviço com o Meio Ambiente."
Ele
tinha poucos alunos formais no Brasil ou em outro lugar, mas o seu impacto como
um professor é lembrado por muitos que mais tarde se tornaram etnobiologistas.
Ele
apresentou várias palestras no Brasil e em outros países, e seu trabalho foi
destaque em vários filmes e vídeos.
A
Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISEB) criou o "Darrel Posey
Fellowship", a fim de "promover a compreensão da relação complexa e
dinâmica das pessoas com o meio ambiente, e suporte aos povos indígenas e as
comunidades locais que trabalham para gerir de forma sustentável, direitos de
segurança para, seus ambientes e recursos.
A
comunhão Darrell Posey para Etnoecologia
e de recursos tradicional direitos foi lançado em 2004 com uma subvenção do
Fundo Christensen, e é administrado pela Sociedade Internacional de
Etnobiologia, dos quais Darrell Posey foi um dos fundadores”.
Em
junho/2008, O 11º Congresso Internacional de Etnobiologia em Cusco, Peru,
irá explorar explicitamente o legado Darrell A. Posey em uma sessão intitulada
"Etnobiologia e Direitos de Recursos Tradicionais: “O legado de Darrell
Posey".
Esta
sessão vai comemorar muitas contribuições e influências de Darrell Posey no campo
da Etnobiologia ao longo das últimas décadas, tanto direta quanto indireta.
Quando
os cientistas ocidentais e outros acadêmicos ouvirem respeitosamente e aprenderem
aos pés de líderes indígenas e tradicionais, o legado de Posey vai se tornar
realidade.
Filmes
e Vídeos
1986 segmento especial, Today Show /
NBC (EUA) em Kayapó indiano Gestão de Recursos Naturais; Lisa Freed,
produtor.
1987 Ciência dos Mebengokre, 2 - vídeo
parte no conhecimento dos índios Kayapó etnobiológico; feito com GLOBO TV
para "Globo Ciência" (Brasil); Marcia Sanchez, produtor.
1988 Alternativos contra Destruição, 2 -
parte da série para a TV Manchete (Brasil) em Kayapó gestão dos recursos naturais; feito
para "Estação Ciência"; Ricardo Monte Rosa, produtor.
1988 Sem Fronteiras, documentário feito
para a Organização das Nações Unidas sobre os povos indígenas; CNN
Productions (EUA); Barbara Pyle, produtor.
1988 selva Farmácia, documentário feito
para a televisão Confiança do Meio Ambiente, TV Central (Grã-Bretanha) em
plantas medicinais utilizadas por povos nativos; Herbert Girardet, produtor.
1989 Encontro Xingu, um documentário sobre
o Primeiro Encontro de Povos Indígenas na Amazônia, Floresta
Films. Neville d'Almeida Diretor; DA Posey, texto e narração.
1990 Kayapó Conhecimento e o Futuro da Amazônia,
um documentário sobre as atividades educacionais e aspectos do projeto de
pesquisa etnobiológico com os índios Kayapó, De Campos Produções, Belém,
Pará;
1990 Altamira e Depois, um documentário do
Encontro de Altamira e as atividades subsequentes dos grupos indígenas da
Amazônia em defesa de suas terras e recursos nativos, De Campos Produções,
Belém, Pará;
1990 Será que a Yanomami sobreviverá? De
Campos Produções, Belém, Pará;
1991 O Instituto de Ethnobiology da Amazônia - INEA,
um documentário sobre a pesquisa etnobiológico aplicada no instituto com sede
em Belém; De Campos Produções, Belém, Pará;
1991 Produtos Naturais e verde Consumismo,
um filme sobre "vender a floresta tropical" e os problemas que
resultam; De Campos Produções, Belém, Pará;
1991 Carta aos Kayapós, um filme sobre os
perigos da exploração madeireira para os povos indígenas e, principalmente, os
Kayapó; Pegada Films, de Londres; assessor técnico.
1992 O Parlamento da Terra, filme
promocional sobre o encontro indígena para UNCED 92, no Rio de Janeiro; Pé
Films Print, Londres; co-produção.
1992 Conhecimento Amazônia, um documentário
sobre a importância do conhecimento tradicional indígena dos índios amazônicos,
EMA Produções, Brasília, DF, Brasil;
1997 Os Kayapó: 5 anos após a Cúpula da Terra,
produção de documentários CNN (como conselheiro científico e assistente
técnico).
Livros e
Volumes Editados
Livro Darrell Addison Posey - Anthropology
Posey,
DA, et al. (1987). Alternativas
à Destruição: Ciência dos Mebengokre [Kayapó]. Belém, Brasil.
Posey,
DA, e Balée, WL (Eds.). (1989). Gestão de Recursos na
Amazônia: Indígenas e Estratégias Folk. (Avanços em Botânica Econômica, 7). Jardim
Botânico de Nova York Press: New York.
Posey, DA, & Overal, WL (Eds.). (1990) Ethnobiology: implicações e
aplicações. Anais do Primeiro Congresso Internacional de Etnobiologia,
1988 Belém, Brasil.
Posey,
DA (1995). Os
povos indígenas e direitos de recursos tradicionais: a base para relações eqüitativas? Oxford:
Centre College Green de Política e conscientização ambiental.
Posey,
DA, Argumedo, A., da Costa e Silva, E., Dutfield, G., & Plenderleith, K. (1995). Os
povos indígenas, as tecnologias tradicionais e partilha equitativa: instrumentos
internacionais de proteção da propriedade intelectual, da comunidade, de direitos
e de recursos tradicionais. Gland, Suíça: União Internacional para a
Conservação da Natureza.
Posey,
DA (1996).
Equitativa dos Benefícios: Instrumento Internacional para a Proteção de
Propriedade Intelectual e Comunidade Direitos de recursos tradicionais. Haia:
União Internacional para a Conservação da Natureza / UNA, Livros International.
Posey,
DA (1996). Provisões
e mecanismos da Convenção sobre Diversidade Biológica para Acesso às
Tecnologias Tradicionais e Repartição de Benefícios para comunidades indígenas
e locais que envolvam O Tradicional Estilo de Vida.
Martin, GA, Hoare, AL, & Posey, DA
(Eds.). (1996). Fontes
de Aplicação Etnobotânica de Conservação e Desenvolvimento da Comunidade:
Pessoas e Plantas Handbook. Paris: UNESCO, WWF & Kew Botanical
Gardens.
Pei Shengji, Su Yong-ge, Long Chun-lin, Marr,
K., & Posey, DA (Eds.). (1996). Os desafios da Etnobiologia no Século 21:
Anais do II Congresso Internacional de Etnobiologia. Kunming, China:
Yunnan Ciência e Tecnologia Press.
Posey,
DA, Dutfield, G., Plenderleith, K., da Costa e Silva, E., & Argumedo, A. (1996). Direitos
de Recursos Tradicionais: Instrumentos Internacionais de Proteção e Remuneração
para os Povos Indígenas e Comunidades Locais. União Internacional para
a Conservação da Natureza: Gland.
Posey,
DA, e Dutfield, G. (1996). Além da Propriedade
Intelectual: Rumo Direitos de Recursos Tradicionais dos Povos Indígenas e
Comunidades Locais. Ottawa: Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento
Internacional.
Posey,
DA, e Dutfield, G. (1997). Os povos indígenas e
sustentabilidade: casos e ações. Utrecht: União Internacional para a
Conservação da Natureza e livros internacionais.
Posey,
DA (Ed.). (1999). Os
valores culturais e espirituais da biodiversidade. Londres: Programa
das Nações Unidas para Meio Ambiente & Intermediate Publicações de
Tecnologia.
Posey,
DA (2002). Kayapó
Etnoecologia e Cultura. New York: Routledge.
Posey, DA, e Vertovec, SA
(Eds.). (2003). A globalização, globalismo, Ambientes e
Ambientalismo: Consciência de Conexões (Os Linacre Palestras).
Oxford & New York: Oxford University Posey, DA (2004). Conhecimento Indígena e Ética: Um Darrell Posey
leitor. New York: Routledge.
Posey,
DA, e Balick, MJ (Eds.) - (2006) Impactos Humanos na Amazônia: o
papel do conhecimento ecológico tradicional em Conservação e Desenvolvimento. New
York: Columbia University.
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