sábado, 3 de setembro de 2016

A VIDA INDÍGENA - I

Como Vivem os Índios
Os Índios de hoje aderiram à evolução da modernidade e conforto sem abrir mão do respeito, crença e tradições culturais.
O Futuro Indígena-1
O Futuro Indígena
Com Sabedoria Milenar, a cultura indígena valoriza e celebra a vida com rituais, festas e manifestações de amor e cuidado com a natureza.
A Crença na espiritualidade vem da dimensão da vida criada por ser superior contando com a ajuda dos elementos da natureza, como árvores, animais, rios e matas.
Vistos de forma idealizada pela sociedade brasileira, os índios representam a raiz do nosso país.
Atualmente no Brasil vivem aproximadamente 900 mil índios distribuídos entre áreas urbanas ou territórios indígenas, alguns se mantêm afastados mantendo as tradições culturais longe da modernidade.

O Contato do Índio com o Homem Branco no decorrer dos anos trouxe mudanças e hoje muitos deles vivem em suas comunidades com o auxílio da modernidade, não deixando sua cultura e tradição para trás, mas procurando viver de forma mais confortável.

Como Vivem os Índios no Brasil
Como Vivem os Índios Brasileiros atualmente de acordo com as informações apuradas pelo IBGE - (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), durante o Censo Demográfico de 2010:

Indígenas - Brasil - Censo - 2010-1

De acordo com os apontamentos do Censo, apenas 12,6 dos domicílios entrevistados mantém a tradição indígena e são do tipo ocas ou malocas.
Indígenas - Geral - 2010 - 2
Mostrando a modernização dos territórios, apenas 10,3 não recebem qualquer tipo de energia elétrica.
Distribuição dos Indígenas
Também de acordo com os dados apontados pelo IBGE, os aproximados 890 mil índios que vivem atualmente em território brasileiro estão divididos da seguinte forma:
Indígenas - Distribuição - Etnias -3



Nenhum comentário:

Postar um comentário